sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Acne


Meu Deus! Que coisa chata!
Muitos adolescentes sofrem com a acne durante essa fase de puberdade. Em alguns pode ser mais agravante, ou outros aparece às vezes.
A acne não é só um negócio que fica na sua cara, não! Tem que tratar isso, sim! É um problema e não é só porque aparece pouco em você que vai deixar de tratá-la.
Então, decidi escrever hoje sobre acne (a malduta das garotas!). Aqui, algumas dúvidas sobre:

*O que é acne?
A acne juvenil é uma doença do folículo pilo-sebáceo (unidade da pele formada por um pêlo e por uma glândula sebácea anexa) que surge na puberdade em quase todos os adolescentes de ambos os sexos devido à presença dos hormônios sexuais.
A acne ocorre em todas as raças, porém com menor intensidade em negros e orientais, e costuma ser mais grave no sexo masculino.
Existe uma tendência hereditária ou predisposição genética na acne, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro de acne, a chance do filho a ter acne é de 50%.
A acne pode persistir após a adolescência ou surgir na idade adulta, quadro mais freqüente em mulheres, em que geralmente há distúrbios hormonais envolvidos.


*Formação da acne
Existem 4 distúrbios locais na pele que favorecem o aparecimento da acne:
1. Formação de micro-comedos (cravos): durante a puberdade, há um excesso de produção de queratina pelas células da pele no folículo piloso, que causa a obstrução do orifício folicular e a formação dos comedões ou cravos;

2. Aumento da secreção de sebo: devido a ação dos hormônios andrógenos (principalmente a testosterona), na adolescência as glândulas sebáceas produzem um excesso de sebo.

3. Proliferação de bactérias: as bactérias também participam do quadro de acne, principalmente a Propionibacterium acnes que se localiza no folículo piloso da pele de todos os pacientes com acne; essa bactéria age sobre o sebo transformando-o em um agente irritante para a parede do folículo piloso.

4. Inflamação local: resultante da pressão do sebo acumulado que rompe a parede do folículo e da irritação local que seus elementos produzem, além da ação dos microorganismos ( bactérias).

*Tipos de espinhas
A acne apresenta diversos tipos de lesões de acordo com o grau da doença. Ela pode se apresentar tanto na face quanto no peito e nas costas, locais com maior concentração de folículos pilo-sebáceos.
Obs.: Num mesmo paciente podem se encontrar, simultaneamente,todos esses elementos.
Existem basicamente 5 tipos de acne:
a) acne grau 1: aquela em que predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos;
b) acne grau 2: já apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus)
c) acne grau 3: quando existem os nódulos inflamatórios, ou “espinhas internas”
d) acne grau 4: nódulos e abscessos que se comunicam formando verdadeiros canais que drenam pus e deixam cicatrizes, muitas vezes quelóides;
e) acne grau 5: quadro de acne grave em que há comprometimento sistêmico (o paciente chega a ficar doente, muitas vezes com febre e outros sintomas).

*Tratamento
Apesar da acne juvenil ser um quadro auto-limitado, ou seja, na grande maioria dos casos ela desaparece a partir dos 20 anos, ela deve ser tratada para se evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes.
O tratamento das acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação dos comedões ou cravos, a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação quando ela existir. Para isso, a higienização com produtos específicos é fundamental.
Ela pode ser feita com sabonetes e géis de limpeza, geralmente à base de enxofre e ácido salicílico e outras substâncias antissépticas.
Porém essa limpeza não deve ser excessiva (máximo de 2-3 vezes ao dia) pelo risco de irritação e ressecamento da pele. Além disso, o uso de sabonetes abrasivos e loções adstringentes também deve ser cauteloso pelos mesmos riscos.
O tratamento da acne pode ser feito com medicações de uso local ou via oral, ou mesmo tratamento combinado, dependendo do tipo e gravidade da acne.
Alguns medicamentos de uso local (géis, cremes, loções oil-free ) possuem substâncias que controlam o excesso de produção de queratina e do sebo (retinóides como exemplo o adapaleno), substâncias que diminuem a população de bactérias e a inflamação local, como é o caso dos antibióticos tópicos (como exemplo eritromicina) e do peróxido de benzoíla, que também provoca descamação superficial da pele e previne o aparecimento dos cravos.
Já o tratamento oral está indicado nos casos de acne inflamatória, e quando moderada pode-se indicar limeciclina, quando há lesões como “espinhas internas” e com pus, e ou nos casos de acne que não responderam ao tratamento tópico.
Casos de acne grave, ou que já esteja deixando cicatrizes, está indicado o uso da isotretinoína via oral. Há ainda o tratamento com anticoncepcionais, indicados para mulheres com distúrbios hormonais.
Deve-se entender que o resultado do tratamento não é imediato, requer tempo e a melhora não vai ser tão aparente até pelo menos 4 a 6 semanas ( ás vezes mais) desde o seu início. A manutenção desta terapia também é muito importante principalmente entre os adolescentes já que a doença tende a retornar sem a sua continuação.

IMPORTANTE: O tratamento nunca deve ser interrompido precocemente e sem a orientação do médico.

-----
próximo post, estarei dando algumas dicas para 'esconder' essa marquinhas!

beijo :*

5 comentários:

Tεrεzα gαmα disse...

Olá
vc poderia colocar seu blog no bloblog para divulgar seus postes!!!
Olha o meu!http://www.terezagama.blogspot.com/

e esse é o link do bloblogs.

http://blogblogs.com.br/my/gadgets/fave?url=http://terezagama.blogspot.com/


abraços.

Tεrεzα gαmα disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tεrεzα gαmα disse...

Oiii

Gostei muito, é super explicativo pra galerinha adolescente q tem dúvidas. Eu vi seu blog na pagina de recados da minha filha Isadora, vc a conhece?E ñ deixa de divulgar ñ!!! vou te colocar nos meus blogs lidos e qdo tiver uma idéia te mando ok!!!
Abraços

Érika Oliveira disse...

Olhaa gostei muito do seu blog, até coloquei ele no 'meus blogs preferidos'..
Beijo
continue escrevendo assim

xpresslife disse...

Puts, isso é realmente uma coisa muito irritante! .-.'
Hmm, adorei seu blog..

Um beijo ;*

Photobucket