quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Anorexia


A anorexia nervosa é a dinfunção alimentar psicológia, onde a pessoa tende a ver-se com mais peso do que realmente possui.
Essa doença vêm atingindo cada vez mais a população mundial. Ocorre geralmente em pessoas entre 10 a 25 anos (antes era entre 15 e 25 anos, mas a ocorrência entre 10 a 14 anos tem aumentado alarmantemente). Geralmente em pacientes do sexo feminino, mas o aparecimento da doença em homens tem aumentado cada vez mais.
Profissões como bailarinos, jóqueis, atletas olímpicos, dançarinos e modelos têm a tendência de controlar o peso; por isso, esses profissionais têm que estar atentos a isso.
Meninas geralmente usam roupas mais largas para disfarçar o grande emagrecimento. Os familiares devem estar atentos a certos detalhes.
As causas variam de paciente para paciente. Mas pode-se destacar: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegência, problemas familiares e sociais e problemas psicológicos.
Uma das maiores causas é a ideologia da mídia de que a mulher ou o homem tem que ser magra. É preciso ver esses ''apelos'' com senso crítico e moral.
Os sintomas são: a perda de peso em um curto espaço de tempo sem nenhuma explicação óbvia; a pessoa não participa das refeições em família, dizendo que já comeu e não está com fome; depressão; excesso de prática de exercícios físicos; diminuição da libido; grande preocupação das pessoas na quantidade de calorias do alimento (alguns comem somente cerca de 200kcal por dia); obcessão em cortar o alimento em pedaços minúsculos; retardado ou estagnação do crescimento; descalcificação - enfraquecendo dentes e ossos -; bulimia em alguns dos casos; tendências suicidas; prisão de ventre grave; interrupção do ciclo menstrual, chamada de amenorréia; síndrome do pânico; visão distorcida do corpo; e, pele extremamente seca.
O tratamento: A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. 
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

Beijos :* 

Um comentário:

Érika Oliveira disse...

Nossa achei muito bom esse texto. Amei a foto e achei muito bom o tema, já que é uma coisa que nos atinge diretamente, essa 'beleza' de revistas que fazem com que essa doença atinja cada vez mais os adolescentes e crianças.
Gostei muito, continue assim.

[ahh como é que tu mudou a aparência do teu blog? gostei das cerejinhas :D]

Photobucket