quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

AIDS e DSTs - parte 2

Eu estava assistindo àquela série, ''Beverly Hills 90210'', uma antiga e me deu vontade de escrever sobre isso de novo. Em um episódio, que foi na época em que a AIDS e a gravidez precoce e indesejada estava no seu ponto alto, os adultos censuravam quaisquer discussões sobre sexo; assim, censurando a conscientização da prevenção aos jovens. Isso aconteceu mesmo. Eram censuras e mais censuras. Ocorria protestos e mais protestos por parte dos jovens e de adultos conscientes. Enfim, nesse episódio a mãe de uma garota, Donna, optou pelo método antigo da abstinência. Dizendo que era o melhor método de prevenção. Então, sua filha disse uma coisa muito interessante: ''Essa situação é como uma piscina no seu quintal. Vocês podem proibir seus filhos de mergulharem e até construir uma cerca em volta! Mas eles sempre vão arrumar um jeito de entrar. Então não é mais fácil ensiná-los a nadar?''
É claro que nos dias atuais, as discussões sobre sexo são muito mais abertas. São palestras, campanhas, seminários que conscientizam os jovens. E seus pais também conscientizam, claro. Mas então, porque o número de contaminações e gravidez na juventude tem aumentado cada vez mais?
Por muitas vezes, acontece nos países mais pobres. Na África, por exemplo, tem lugares em que nunca se viu uma camisinha. Será que é tão difícil levar ''saúde'' para esse lugares? O que estamos esperando? Uma enorme catástrofe? Enfim, nos países mais desenvolvidos, temos acesso a informações e métodos de prevenção. O que falta é, simplesmente, conscientização! Por mais que tenhamos meios, as pessoas não ouvem, ou, por mais que ouçam, não dão a devida importância.
CONSCIENTIZEM-SE! Não estou pedindo nem aconselhando. Estou apelando!

-----------------------------------
O uso de camisinha impede a gravidez e, principalmente, DSTs. Se você já possui relações sexuais regulares, complemente com anticoncepcionais. Enquanto a camisinha impede a contaminação, os anticoncepcionais, a gravidez indesejada.
-----------------------------------

Beijos :*:

Nenhum comentário:

Photobucket